Bem na Net Notícias





PUBLICADA EM 19 FEVEREIRO 2011 - 20:34

Montes Claros Shopping recebe 10ª exposição anual de orquídeas

Gissele Niza, colaboração ao Bem na Net

Qual será a sensação de estar em um jardim repleto de espécimes raros de orquídeas? É o que visitantes do Montes Claros Shopping Center vão poder experimentar nos próximos dias 26 e 27 de fevereiro com a exposição anual de orquídeas.

Fotos: Divulgação

O evento irá celebrar os 10 anos de fundação da Sociedade orquidófila norte-mineira (SONM) e reunirá mais de 500 exemplares de várias regiões, com associações de Belo Horizonte, Petrópolis, Nova Lima, Viçosa, Diamantina, Congonhas, Curvelo e Sete Lagoas. Espera-se a presença de orquidófilos de cidades vizinhas como Corinto, Grão Mogol, Bocaiúva, Janaúba, Januária, Pirapora.

De acordo com Fábio Borborema, presidente da SONM, o reflexo desse trabalho já é nítido na sociedade.

- Nestes 10 anos, conseguimos desmistificar o cultivo de orquídeas. Criamos a mentalidade de preservação de espécies nativas e, por meio de cursos e palestras, levamos conhecimento sobre técnicas de plantio, cultivo e reprodução de várias espécies, bem como as peculiaridades para que se obtenha as tão esperadas floradas.

Em suas participações em mostras e exposições, a Sociedade orquidófila norte-mineira foi premiada em várias edições como em Belo Horizonte, Curvelo, Diamantina e Grão Mogol.

De beleza ímpar, a orquídea possui 35 mil espécies catalogadas. Destas, aproximadamente 3 mil são brasileiras, encontradas em todo nosso país, principalmente nas Minas Gerais, Bahia e no Espírito Santo. São peculiaridades como essas que fazem da orquídea uma das espécies vegetais mais cultuadas do mundo, tanto por especialistas quanto por meros curiosos.

A SONM agora parte para novos desafios: incentivar a formação de grupos de cultivadores e preservadores da arte do cultivo de orquídeas.

- A consolidação da parceria com a OVIVE – Organização vida verde de Montes Claros, irá priorizar ainda a preservação das orquídeas do parque da Sapucaia e a fundação de um orquidário público em Montes Claros - informou Fábio Borborema.

Para os visitantes, os organizadores da 10ª exposição garantem, além de belezas exóticas, a oportunidade de adquirir exemplares reproduzidos em laboratório, comercializadas a partir de R$ 15,00, além de adubo químico, vasos e substrato adequado para orquídeas.

Como em todos os anos, os interessados poderão se inscrever durante o evento para um curso de cultivo básico de cultivo de orquídeas para obter informações como quantidade de água necessária, exposição ao sol, prevenção e controle de pragas, tipos de adubo e substrato, para manter seu espécime bem cuidado.

Paralelamente à exposição, acontecerá a IV Mostra científica de orquídeas, em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Serão apresentados trabalhos na forma de pôsteres e o edital poderá ser acessado na página www.unimontes.br.

Outras informações poderão ser obtidas na Sociedade orquidófila norte-mineira através do e-mail oquideasonm@yahoo.com.br ou pelos telefones (38) 9102-6030 e (38) 8405-9281.


Últimas Notícias


Últimas coberturas

+ VEJA FOTOS DE OUTROS EVENTOS


+ LEIA TODAS AS NOTÍCIAS PUBLICADAS


Bem na net