Bem na Net Notícias





PUBLICADA EM 02 MARçO 2010 - 19:00

Grupo de seresta João Chaves inicia shows em 2010

Nágila Almeida, colaboração ao Bem na Net

Há quatro anos, o grupo de seresta João Chaves desenvolve um projeto de divulgação da música seresteira em Montes Claros e em outras cidades do Norte de Minas. Na agenda, apresentações gratuitas em restaurantes e bares todos os meses. Com o objetivo de divulgar a cultura norte-mineira para público de todas as idades. o grupo inicia as apresentações de 2010, nesta quinta-feira, com show no restaurante La'Avenue, a partir das 20 horas, na Av. Prof. Vicente Guimarães, 278.

- Além de Montes Claros, a agenda contempla apresentações em Belo Horizonte e Janaúba, ainda neste primeiro semestre - diz o empresário Jamil Curi, principal incentivador do grupo.

- A seresta é essencial como cultura e lazer. Através da cultura, ela preserva a nossa tradição em versos e a nossa sensibilidade sertaneja em música. A seresta é um sinal de cantoria que nos convoca a uma grande festa. Quem, ao longe, ou onde esteja não sabe que ali está a seresta? E quem não sabe que é a João Chaves? - indaga Jamil.

O grupo prepara outro projeto para este ano, o lançamento de um CD e entra em estúdio em maio. Além da boa qualidade do material, haverá composições novas. Jamil Curi explica que como agora está organizado em pessoa jurídica, o grupo de seresta está habilitado para pleitear recursos públicos e privados para a cultura. A intenção é criar uma diretoria que administre a aquisição de novos instrumentos e promova testes para novos cancioneiros.

Atualmente, a seresta é cantada pelos instrumentistas Luis Porfírio e Adélcio Saraiva, Newton Barbosa (violão); Nei Barbosa (cavaquinho); Mafalda Mafra e Marlene Pinto (bandolins); Rogério Santos (percussão), e vozes de Adélcio Saraiva, Ademar Toledo, Hélio Saraiva; Terezinha Jardim, Alice Navarro, Josefina de Paula, Maria Valderez de Paula, Maristela Cardoso, Terezinha Fróes, Marta Marcondes e Marlene Santos.

O grupo de seresta João Chaves ganhou notoriedade ao vencer concurso nacional realizado em Ouro Preto, no dia 20 de abril de 1967. Para o concurso, o saudoso Hermes de Paula formou o grupo composto por Nivaldo Maciel, Ducho, Telé, Sinval, Clarice Tereza Maia, Selma Abreu. Desde então, os ensaios são realizados em sua casa, com a participação de Dona Fina de Paula.


Últimas Notícias