Opinião





Luís Alberto Caldeira

Jornalista, editor do site Bem na Net. Bacharel em Comunicação Social pela PUC Minas. Pós-graduado em Comunicação Digital.
 

Para (não) entender as pedaladas

09 OUTUBRO 2015
Fico imaginando qual percentual da população brasileira entende as chamadas "pedaladas fiscais" do governo Dilma, que tanto se fala no noticiário político nacional. E nessa me incluía. Mas devoto de São Google, como sou, fui pesquisar sobre essa pedalada que não queima calorias mas deixa muita gente sem fôlego durante as notícias de economia lidas por William Bonner (que a maioria só compreende quando a conta de luz de casa chega mais cara e a conta do supermercado sobe).
 
 
Por causa delas, o TCU rejeitou as contas de 2014 do Governo Federal e o jornal O Globo ouviu juristas para saber se esta decisão pode ser motivo real para retirada da faixa presidencial do peito da presidenta, meta desembestada da oposição para virar a mesa e repetir Collor.
 
Contrário ao impeachment, o jurista Dalmo Dallari defende que "as pedaladas não desviaram recursos do orçamento para atividades não autorizadas e não há qualquer vantagem pessoal que Dilma tenha levado com as contas do governo". Já para Miguel Reale Júnior, ex-ministro de FHC, estas pedaladas explicam a recessão em que estamos: "Em vez de esconder, o governo teria que ter adiantado o ajuste fiscal".
 
Também para O Globo, Hélio Bicudo, autor do pedido de impeachment que tramita na Câmara, decreta: "Se fosse uma análise meramente técnica, a presidente Dilma já estaria impichada" (abre parênteses: do neologismo impichar), "mas a análise e o julgamento dependem da Câmara, que é um animal político".
 
Agora vai o meu pitaco: E se a crise financeira tivesse estourado antes das eleições do ano passado, o resultado das urnas seria o mesmo?
 
E para entender as pedaladas, um bom link: http://infograficos.estadao.../pedaladas-fiscais.
 
Não entendeu? Vou resumir: É quase um "Pedala, Robinho!" na nuca do brasileiro.

Últimas coberturas

+ VEJA FOTOS DE OUTROS EVENTOS


+ LEIA TODAS AS NOTÍCIAS PUBLICADAS



Sites, Sistemas Web e Mobile em Montes Claros - MG Bem na net