Opinião





Luís Alberto Caldeira

Jornalista, editor do site Bem na Net. Bacharel em Comunicação Social pela PUC Minas. Pós-graduado em Comunicação Digital.
 

Sem mais delongas: João Jorge é destaque no colunismo social de Montes Claros. Leia também: Ouvintes reclamam de promoção de rádio

03 ABRIL 2008

Prêmio Projeção

Pessoas de energia boa caminham junto com o sucesso. Com trabalho e carisma, chegam aonde quiserem. O cronista João Jorge se encaixa neste seleto grupo. Prestígio também é seu sobrenome. No último dia 28 de março, foi o responsável por reunir os principais nomes da política regional da atualidade em evento promovido no Automóvel Clube de Montes Claros. Na oportunidade, homenageou os melhores de 2007, dentre os quais tive a honra de ser reconhecido. Meu agradecimento é notório, mas esta nota não se presta como troca de favor, mas para diplomar publicamente esta figura que escreve de verdade a história social do Norte de Minas. De fácil trânsito entre todos os segmentos da sociedade, João Jorge é o colunista que escreve para todos, respeitando a democracia dos que merecem os holofotes. Quem ainda não o conhece pessoalmente, fica o convite para se relacionar com a sua simplicidade e o seu jeito gratuito de incentivar o potencial de cada um. Na terra do papa, quem reza a bíblia da humildade e da ousadia é o melhor. Parabéns, João.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Presidenciáveis

Sai uma, entra outra. A nova enquete do site Bem na Net já está no ar e quer saber de você qual desses políticos contaria com o seu voto nas eleições presidenciais de 2010. As opções: Aécio Neves (PSDB), Ciro Gomes (PSB), Cristovam Buarque (PDT), Dilma Roussef (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Heloísa Helena (PSOL), José Serra (PSDB), Marta Suplicy (PT) e Patrus Ananias (PT). Se você reparou, há mais de um nome para um mesmo partido. É que, mesmo não contendo caráter científico, a enquete, que pega carona na pesquisa recentemente divulgada pelo Datafolha, sugere uma democracia plena. Participe nos acessando na Internet.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Promoção I

Alguns ouvintes da Itatiaia FM de Montes Claros estão insatisfeitos com a emissora. Não com a grade musical, mas por conta de uma promoção que presenteou foliões norte-mineiros para irem ao Axé Brasil, em BH. É que a rádio concedeu passagens de ida e volta e ingresso de arquibancada aos felizardos. Só que a hospedagem era por conta de quem ia. E o abadá também.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Promoção II

Desde o Ensaio do Axé, passando pelo Pub Folia e agora no show de Jammil, quem compra antecipado abadá para o Carnamontes, ganha mais um para outra festa de axé. Tudo para garantir o público da celeuma municipal e dar um gás de popularidade ao último ano de administração Athos Avelino.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Riacho do Fogo

A comunidade sertaneja de Riacho do Fogo vai madrugar neste domingo para o quinto encontro de ternos de folia. Realização de Durval, da Barriguda Produção Cultural.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Santo Expedito

O padroeiro das causas urgentes convida seus devotos para novena e festa que acontecem de 10 a 20 de abril na paróquia que leva seu nome, em Montes Claros. Na programação, shows, barraquinhas, e, claro, muita oração.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

XXX Eress

Já nos dias 19, 20 e 21, o campus JK da Funorte recebe o encontro regional de estudantes de Serviço Social. O evento conta com o prestígio de mais de 1.500 estudantes de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Em Moc, participam acadêmicos dos cursos da Funorte, Unimontes, Santo Agostinho e Favag (Janaúba). Este ano, o Eress faz uma homenagem ao montes-clarense Darcy Ribeiro.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Festival de tortas

Os irmãos da Toca de Assis de Moc convidam todos para uma tarde de sabores no Buffet Casabella. Os ingressos custam apenas cinco reais e as tortas, doces e salgadas, são por conta. O festival está agendado para o dia 27 deste mês. Mais informações pelo telefone (38) 3213-5120 com Guilherme ou Sião.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Fenics

Terça, 8, no Favoritto, a ACI faz lançamento da 13ª edição da Fenics. A feira, que é uma vitrine da indústria, do comércio e da rede de serviços da região, acontece este ano na área de eventos das Faculdades Ibituruna, no período de 6 a 10 de agosto.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Micaretas no Velho Chico

Por e-mail, o amigo empresário Aurélio Villares envia novidades da Dark Eventos. Anuncia, em primeira mão, o circuito de axé que vai beirar o Rio São Francisco no mês de julho. De 11 a 13 em Januária, com shows de Araketu, Chicabana e Rapazuêra, e de 18 a 20 em Itacarambi, com Batukerê, Bafafá e Inalaê.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Bohemia Fest

E não podemos nos esquecer da folia que agita sábado, 12, o parque de exposições de Montes Claros. O grupo Oz Bambaz é a atração principal do evento, que tem o apoio do Bem na Net.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Primeiro voto

Por causa do espaço (e da correria), ficou para a próxima coluna a matéria do incentivo político aos jovens que votarão pela primeira vez nas eleições de outubro. Ou, como publicou o jornal O NORTE esta semana, os chamados virgens de urna eletrônica. Obrigado pela sua leitura e um excelente fim-de-semana!

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

O que a juventude quer?

- Quero parabenizar pela iniciativa deste seu trabalho e deixar uma indignação que talvez possa ser comentado em sua coluna. Sou praticante de esportes radicais, e, esporte é o que a maioria dos jovens está precisando. Sabemos que muitos se entregam ao sexo, drogas e álcool. Não entendo porque o esporte aqui é tão desprezado. Vejo sempre os organizadores de eventos deste tipo reclamarem que não conseguem nenhum tipo de incentivo ou patrocínio. Temos um potencial que lugar algum tem igual, como bike, supercross, paragliders, trilheiros, gipeiros, skate etc. Atualmente pratico supercross. Sempre que vou em corridas aqui na nossa região ou até mesmo em outros estados, percebo o apoio e incentivo das autoridades, e olha que são cidades muito menores que Montes Claros. Não consigo entender porque aqui tudo é mais difícil. Espero que isso possa mudar um dia. Valeu tenha uma ótima semana. Fique com Deus!
Hudson Kléber Vieira (hudsonkfilmes@hotmail.com)

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .


O repórter social João Jorge, em mais uma de suas promoções de sucesso, ao lado do editor do jornal O Norte Reginauro Silva, bem acompanhado de sua musa Laura Walma
(foto: FABYO/FARLEY)

A juventude quer ser ouvida

29 MARçO 2008

- O futuro do Brasil pertence à juventude e é importante que se pense primeiro na educação, para que o jovem tenha a oportunidade de fazer melhores escolhas em sua vida.

A introdução é do estudante Lucas Alves, 18 anos, antes de tudo um cidadão. E é a partir desta opinião que o Bem na Net inicia hoje uma manifestação para que a juventude possa ser ouvida pelos nossos governantes, sejam eles federais, estaduais e municipais, até onde estas idéias cruzem caminhos para chegar.

Na esfera local, Montes Claros é o nosso foco, e todas as propostas citadas aqui e as que chegarão, serão encaminhadas nos próximos meses para os candidatos a prefeito nas eleições deste ano.

Entendemos que a premissa básica parte da criação imediata de uma secretaria municipal da juventude, para que esta geração e as próximas possam ser, de fato, inseridas nas ações de desenvolvimento econômico e social do município, e que este órgão seja o indutor produtivo, solidário e protagonista. O jovem não só é o futuro mas também um grupo populacional que tem necessidades e demandas no presente.

Sugerimos o tripé educação, trabalho e lazer. Assim, contemplando o oferecimento de oportunidades para acesso ao ensino superior, a qualificação profissional para o primeiro emprego, e as diversas formas de produção de cultura, esporte e diversão.

De 27 a 30 de abril, jovens mineiros levarão à Conferência nacional de políticas públicas de juventude, que acontecerá em Brasília, propostas de investimentos em áreas prioritárias para os jovens. As idéias partiram de 11 eixos temáticos relacionados à educação, esporte, política participativa, emprego, direitos e discriminação, drogas, sexualidade, juventude rural, meio ambiente, mídia e novos sistemas de informação.


O que a juventude quer?

 - A juventude precisa de mais espaços de lazer, esporte e de cultura, para que possa expressar a sua criatividade. Que tenhamos projetos de fato que privilegie a construção de uma cidadania juvenil. É importante que se crie esses canais de participação para que o jovem seja contemplado pelas políticas públicas.
Ramon Fonseca, 29 anos


 - Seria interessante a criação de centros educativos, com arte, música, comunicação, tudo que envolva cidadania em nosso meio.
Charles Ferreira de Oliva, 16 anos


 - Em primeiro lugar o emprego, porque na maioria das vezes só existe trabalho para maiores de 18 anos e acho que devia existir também para quem tem 16.
Letícia Lopes dos Reis, 16 anos


 - Falta mais emprego e um lugar onde o jovem possa aprender alguma profissão, com a oferta de cursos e de lazer.
Luiz Henrique Rodrigues. 17 anos


E você? Qual seria o seu projeto para a juventude, em especial a de Montes Claros? Participe enviando sua opinião, junto com seu nome completo e idade, para o e-mail bemnanet@bemnanet.com.br.


Propostas mineiras para Conferência nacional de juventude

1 Lutar pela aprovação do Plano nacional de juventude e o Estatuto da juventude;

2 Passe livre para estudantes;

3 Regulamentação de lei destinando 2% do orçamento geral (município, estado, união) para a cultura;

4 Acesso e investimento na educação, com ênfase na área técnica e profissionalizante;

5 Ampliação dos projetos já existentes, como "Segundo Tempo", "Escola Aberta", "Minas Olímpica", CIEPS (Centros Integrados de Educação Pública) e etc;

6 Implementação e acessibilidade a cursos superiores e técnicos gratuitos e de qualidade dentro da realidade do campo, priorizando os jovens de agricultura familiar;

7 Introdução da disciplina "Política e Cidadania" como conteúdo obrigatório na grade curricular do ensino fundamental e médio;

8 10% do PIB para a educação, garantindo parte dessa verba ao ensino básico com o modelo integral e pedagógico dos CIEPS;

9 Desapropriação de imóveis abandonados para criar centros culturais nos municípios do estado;

10 Reformular a organização estrutural do conselho estadual de forma tripartite (poder público, sociedade civil organizada e jovens), democratizando o acesso das diversas juventudes através de mecanismos participativos como fóruns regionais

11 Aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 122/06, que criminaliza a homofobia;

12 Implementar o Programa Saúde e Prevenção na Escola (SPE) nos Estabelecimentos de Ensino Público;

13 Criação de conselhos e órgãos municipais da juventude, garantindo a participação da Juventude na Formulação de políticas públicas de juventude;

14 Sensibilizar e mobilizar a sociedade em prol da reprovação do projeto de redução da maioridade penal;

15 Investimento público e privado em projetos e capacitação de jovens protagonistas na implantação da agenda 21, inclusive com a criação da lei de incentivo;

16 Garantia de transporte gratuito e de qualidade em todos os níveis de ensino;

17 Criação da agência regulamentadora do setor mineral;

18 Regulamentação e isenção de taxas para ONGs culturais;

19 Ampliação das cotas universitárias para alunos egressos de escolas públicas e negros;

20 Conselhos estaduais de educação nas três instâncias de poder, compostos pela sociedade civil, sendo deliberativos, a fim de garantir um maior controle social; com a participação do segmento estudantil, representados pela UCMG e pela UEE-MG, UNE e UBES;

21 Prevenção, abordagem e trabalho com as crianças, adolescentes e jovens em seu meio de convivência.


Academia pode sair do shopping

A fonte é segura, mas a informação não é confirmada. A luxuosa academia do shopping de Montes Claros poderá em breve migrar suas instalações para outro centro de compras que começa a se desenvolver no bairro Ibituruna. Por enquanto, a cidade não tem público consumidor para dois shopping centers, mas a tendência é que aquela região nobre abrigue outro grande empreendimento no futuro.

Fenics em novo local

E por causa das obras de ampliação que acontecem no estacionamento sul do Montes Claros Shopping, a ACI confirmou novo espaço para a realização da 13ª edição da Fenics. A feira acontecerá na área de eventos das Faculdades Ibituruna, na Avenida Corrêa Machado, de 6 a 10 de agosto. Outro local cogitado foi o antigo Posto Trilha do Sol, que se transformou no Espaço Folia da Star Promoções. Mas a preferência ficou mesmo para uma região mais central.

Carnamontes

A secretaria de meio ambiente ainda não explicou como irá cumprir a atual lei do silêncio aprovada nesta administração com a realização da micareta municipal nas imediações da Praça dos ex-Jatobás. Até ano passado, a ordem era perseguir, multar e apreender qualquer caixinha de som ou promotor de evento que ousasse fazer barulho na área urbana da cidade. Dois pesos, duas medidas.

Tim Maia cover em Moc

O cantor Glayson Ciclone, fã número 1 e cover oficial do saudoso Tim Maia envia e-mail ao site informando que estará em Montes Claros no dia 19 de abril. Sua banda, a SuperTim, vem direto de Belo Horizonte para interpretar no Parrilla as principais canções do mestre da soul music. Quem não dança, segura a criança!

Rambo dublado

Com censura 18 anos e uma média de 2,59 mortes por minuto, ninguém entendeu a versão dublada do filme "Rambo 4" exibida pelo cinema do shopping de Moc. Pelo menos, a volta do personagem, já idoso, agradou seus fãs dos anos 80. Rambo é conhecido por ganhar qualquer guerra sozinho dando-lhe apenas uma faca de cortar peixe como arma.

Apagão

A inesperada falha da Cemig no início da semana deixou o Norte de Minas de braços cruzados mas derrotou a alienação e apontou, para quem não pára um segundo, a escravidão do homem pós-moderno pela energia elétrica. Sem tomadas funcionando para alimentar computadores e outras máquinas, sem TV, ficamos até sem comunicação, com emissoras de rádio fora do ar e alguns celulares sem sinal. A comodidade dos elevadores foi trocada pelo exercício das escadas. Parte do comércio fechou, escolas liberaram os alunos mais cedo, e semáforos desligados transformaram em caos cruzamentos perigosos. A essa altura, a preferência no trânsito não era de mais ninguém. E como publicou o jornal O Norte, em sua edição do dia seguinte: faltou até água gelada para driblar o calorzão. O assunto foi mais comentado que promoção de ovos de chocolate depois da Páscoa.

Micareta de madrugada

Promotores de eventos em Moc deviam pensar em começar mais cedo suas realizações, principalmente as festas de axé, quando o público é visivelmente maior. A última do gênero teve portões abertos somente às 23 horas. Aproveitar a luz do sol, além de garantir mais visibilidade para a segurança, proporciona mais tempo de animação ao público, e, caso a festa seja na área urbana, existe a opção de ser findada antes da meia-noite e não incomodar nenhum ouvido alheio. Se o problema de começar à tarde for o calor, é só jogar água na galera e cobrar a latinha de cerveja e o guaraná abaixo dos três reais tradicionais vistos nestes eventos. Outra sugestão é adotar tolerância zero para os brigões, resultados da soma do álcool com carência afetiva e vontade de aparecer, subtraída da boa educação.

Consciência política

Na próxima coluna, falaremos sobre a importância do voto jovem e o incentivo prestado pelo projeto "Expresso Cidadania", coordenado pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais, para a participação da juventude na política. Para você, uma ótima semana e obrigado pela sua leitura!

Últimas coberturas

+ VEJA FOTOS DE OUTROS EVENTOS


+ LEIA TODAS AS NOTÍCIAS PUBLICADAS



Sites, Sistemas Web e Mobile em Montes Claros - MG Bem na net